|
O que fazer em Ponta Grossa? Confira 10 dicas!

O que fazer em Ponta Grossa? Confira 10 dicas!

Não importa se você está visitando a cidade ou já mora por aqui, Ponta Grossa encanta cada pessoa que pisa em seu solo. O município, que é reconhecido internacionalmente por suas paisagens e formações rochosas, também tem muitas opções de turismo e lazer. Se você quer saber o que fazer em Ponta Grossa, continue a leitura deste artigo!

Aqui você encontrará:



  • Como chegar em Ponta Grossa?

  • Turismo em Ponta Grossa

  • Onde se hospedar em Ponta Grossa?

  • Curiosidades sobre Ponta Grossa


Como chegar em Ponta Grossa?


A cidade de Ponta Grossa fica localizada no estado do Paraná, a 114 km da capital Curitiba. O trajeto é bastante simples, levando menos de duas horas de carro. Para quem vem de mais longe, é possível chegar em Ponta Grossa de avião, já que a cidade comporta um aeroporto (PGZ). Porém, se não houver voo vindo da sua cidade, é mais provável que você encontre passagens pousando em Curitiba (CWB).


Mapa Ponta Grossa - Paraná




Turismo em Ponta Grossa


Neste guia, apresentamos os principais pontos turísticos, parques e passeios da região, tudo para você escolher bem o que fazer em Ponta Grossa. Vamos também revelar algumas curiosidades da cidade que tornarão sua visita ainda mais interessante. Vamos lá?


Pontos turísticos de Ponta Grossa


Ao visitar Ponta Grossa, você não pode deixar de conhecer esses pontos turísticos:


Catedral Sant'Ana


A atual construção da Catedral Sant?Ana ? igreja matriz de Ponta Grossa ? data de 1978, mas sua história é muito mais antiga. O prédio original foi levantado em 1823 e passou por uma ampliação no ano de 1863. Já no início do século XX, foi construída uma nova igreja no local, que foi demolida em 1978 para dar lugar ao modelo que conhecemos hoje.

A Catedral atrai devotos e também visitantes interessados em sua arquitetura impressionante, com enormes vitrais e incrível luz azul que abraça todo o ambiente interno.



Cine-Teatro Ópera


Com mais de um século de existência, O Cine-Teatro Ópera é um dos mais antigos e tradicionais teatros do Paraná, sendo palco de diversas apresentações culturais. Contudo, antes de se tornar o que é hoje, o local abrigava o Clube Campos Gerais, que, infelizmente, sucumbiu a um incêndio em 1925.

Em 1947, o Cine-Teatro Ópera surgiu como um farol de modernidade. Com seu estilo art-decô, foi o primeiro edifício da cidade com um elevador e apresentou um design que combinava entretenimento no térreo com residências nos andares superiores.

O Ópera foi inaugurado em 1950 como um cinema luxuoso, tornando-se rapidamente o ponto de encontro preferido da elite local. Sua estreia foi com "Carnaval em Fogo", um filme nacional aclamado. Atualmente, o palco recebe espetáculos de teatro, música, dança e cinema.


Casa da Memória


Quem deseja conhecer mais sobre a história de Ponta Grossa vai se encantar pela Casa da Memória. Antigamente, o prédio era a sede da primeira estação ferroviária de Ponta Grossa. Hoje, o local abriga o acervo histórico-documental da cidade e exposições aos visitantes.


Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso


O Museu de Arqueologia de Ponta Grossa foi inaugurado em 2001 e reúne um rico acervo de peças originais e réplicas sobre as civilizações antigas e também conta com exposições itinerantes, oficinas, palestras e cursos.


Parques de Ponta Grossa


A cidade de Ponta Grossa é conhecida por suas belezas naturais e atrai visitantes do mundo todo para conhecer suas paisagens. Conheça alguns dos mais famosos parques do município.


Parque Estadual de Vila Velha


Com mais de 3 mil hectares, o Parque Estadual de Vila Velha é um dos principais destinos de quem visita Ponta Grossa. Sua formação geológica data de aproximadamente 400 milhões de anos, tendo gerado as furnas ? cavernas verticais ? e os lagos. Outra atração são os arenitos, que começaram a se formar há cerca de 300 milhões de anos, tendo virado verdadeiras esculturas naturais.



Além de conferir as furnas e os arenitos, existem diversas opções de atividades que podem ser feitas dentro do parque, como arvorismo, tirolesa, passeio de balão, cicloturismo, trilhas e caminhadas noturnas.

Não deixe de visitar a Lagoa Dourada, destaque natural do parque, que fica ainda mais lindo ao pôr do sol.

O Parque Estadual possui uma ótima infraestrutura, com banheiros, restaurante, loja de presentes e conexão wi-fi em diversos pontos.


Buraco do Padre


O Parque de Natureza Buraco do Padre fica localizado dentro da unidade de conservação ambiental Parque Nacional dos Campos Gerais, possuindo um dos monumentos naturais mais impressionantes do Brasil: o Buraco do Padre, furna que dá nome ao local.




Para chegar à furna, é preciso passar por uma trilha de fácil acesso. Além disso, o parque conta com outros atrativos, como a Fenda da Freira, e atividades para toda a família, como tirolesa, escalada, picnic e muito mais!


Cachoeira São Jorge


A cerca de 15 quilômetros do Centro de Ponta Grossa, está localizado o Recanto Cachoeira do Rio São Jorge, um parque com diversas quedas d?água e cachoeiras de até 30 metros de altura. O local é muito procurado por adeptos de esportes radicais, como rappel e escalada em rochas.




Além de curtir o dia no parque, também existe a oportunidade de pernoite na área de camping, que conta com uma infraestrutura completa para estar junto da natureza sem abrir mão do sossego.



Cachoeira da Mariquinha


O espaço Cachoeira da Mariquinha é um parque particular em Ponta Grossa com incrível estrutura para quem gosta de atividades ao ar livre. A principal queda d?água tem 30 metros de altura e possui um banco de areia adequado para crianças.

O local também tem aluguel de chalés, churrasqueiras e área de camping. Além disso, os visitantes também podem visitar o restaurante do parque, com deliciosa comida típica de fazenda.



Passeios em Ponta Grossa


Além dos pontos turísticos e parques de Ponta Grossa, a cidade também conta com opções de passeio para curtir o dia com a família.


Turismo religioso


Além da Catedral Sant?Ana, Ponta Grossa possui várias igrejas e mosteiros antigos abertos para visitação, como a Abadia da Ressurreição, a Igreja Sagrado Coração de Jesus, a paróquia ucraniana Igreja Transfiguração do Nosso Senhor e a Capela Santa Bárbara


Sesc Estação Saudade


O Sesc Estação Saudade fica localizado no prédio da antiga estação ferroviária de primeira classe, pela qual passava a linha internacional Itararé-Uruguay).

O Sesc oferece diversas atividades culturais ao público, como exposições, biblioteca, cursos, esportes, espetáculos e muito mais. 


Adega Porto Brazos


A Adega Porto Brazos fica na zona rural de Ponta Grossa, perto do Buraco do Padre e da Cachoeira da Mariquinha. O estabelecimento conta com um aconchegante restaurante, plantação de amoras, campo de mini-golf e muita área verde, de onde é possível observar pássaros e pequenos animais silvestres.


Gastronomia local


É claro que depois de conhecer tantas opções do que fazer em Ponta Grossa, não poderíamos deixar de oferecer dicas de gastronomia local. Afinal, todo esse passeio vai te dar água na boca!

Para conhecer os melhores restaurantes em Ponta Grossa, confira abaixo a lista que preparamos!



Onde se hospedar em Ponta Grossa?


Se você está visitando Ponta Grossa, provavelmente vai precisar de um bom lugar para se hospedar. A cidade oferece ótimas opções, como o Luds Comfort Hotel, no Centro da cidade, o Hotel Princess, próximo à estação rodoviária, e o Hotel Slaviero Ponta Grossa, o mais próximo do Parque Estadual.


Curiosidades sobre Ponta Grossa



  • Ponta Grossa é conhecida como a Capital Cívica do Paraná, pois foi aqui que Getúlio Vargas recebeu a notícia de que deveria assumir a presidência, em meio à Revolução de 1930;

  • somos a capital paranaense da cerveja, estando entre as cinco cidades com o maior potencial de produção de cerveja da América Latina, em escala industrial e artesanal;

  • Ponta Grossa já foi considerada a Capital Nacional do Tropeirismo, devido à sua posição estratégica nas rotas de tropeiros que viajavam pelo sul do Brasil;

  • nosso prato tradicional é chamado "Virado Tropeiro", uma herança da cultura tropeira e é feito à base de feijão e farinha de mandioca;

  • somos também a cidade da alcatra no espeto. A receita oficial foi pesquisada e revisada por mais de 50 anos e hoje está até nas leis de Ponta Grossa;


Não dá para não se apaixonar por uma cidade tão incrível como essa! Agora que você já tem planos para o que fazer em Ponta Grossa, aproveite para conhecer também a praia mais próxima de nossa cidade no artigo especial que fizemos sobre o tema!


0
|
0