O sonho da casa própria pode ser realizado de várias formas, como a compra de uma casa ou apartamento e até mesmo pela construção de seu lar em um terreno. Se a última opção for sua escolha, é importante que você saiba como financiar a construção em terreno próprio.

Alguns bancos, como a Caixa Econômica Federal, oferecem modalidades exclusivas para esse tipo de financiamento, de forma que o proprietário do terreno pode contar com vantagens e condições especiais. Neste artigo, você vai entender mais sobre este assunto. Confira!

Como financiar construção em terreno próprio?

É possível que o proprietário do terreno faça o financiamento apenas para a construção. É uma ótima escolha para as pessoas que querem investir em um bem próprio, com grande potencial de valorização.

Além disso, você poderá decidir os detalhes da planta de sua casa, construindo exatamente de acordo com suas necessidades e desejos. Para que isso seja possível, você precisa estar atento a alguns detalhes:

Condições para financiar a construção em terreno próprio

Para que você consiga realizar o financiamento da construção em um terreno próprio, a maioria das instituições bancárias pede que sejam cumpridas as seguintes condições:

  • o terreno deve estar no nome da pessoa a solicitar o financiamento;
  • toda a documentação do terreno (escritura e registro) deve estar regularizada;
  • o projeto de construção deve ser assinado por um engenheiro, com todas as etapas da obra descritas, assim como a relação dos materiais e o custo de cada etapa da obra.

Após a aprovação do financiamento, você não recebe o dinheiro, mas a liberação do início da construção. Como o banco aprovou o cronograma, você deverá iniciar a primeira etapa do projeto com recursos próprios. No final dessa fase, o banco irá validar a obra e, só então, liberar a verba da primeira fase. Esse mesmo processo segue em todas as etapas.

Compre seu terreno com a Tavarnaro

Quer construir a casa dos seus sonhos? Então confira a seleção de terrenos da imobiliária Tavarnaro e encontre aquele que mais combina com você! Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores!